sexta-feira, 18 de junho de 2010



18/06/2010 - 12:03h

Senasp concederá Selo de Reconhecimento às instituições de ensino

Brasília 18/06/2010 (MJ) - Instituições de Ensino Superior (IES) e de Ensino em Segurança Pública (IESP) que oferecem cursos inovadores e que contribuem com o processo de pensar e fazer segurança pública no país poderão receber um selo de reconhecimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
As regras para receber o Selo da Renaesp (Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública) foram publicadas nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU). Para participar, as entidades interessadas devem fazer as inscrições até o dia 9 de julho.
Com o selo, a Senasp espera prestigiar e disseminar boas práticas de ensino tanto das IES quanto das Academias de Polícia. “O Selo Renaesp facilitará a identificação de instituições que promovam cursos e a divulgação de suas metodologias. Com isso, conseguiremos ampliar o potencial da Renaesp em busca da qualidade técnica e da excelência acadêmica necessária para a construção do conhecimento na área de segurança pública”, explicou o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.
O Edital com todos os detalhes e os formulários para inscrição estão disponíveis no final desta página. Depois das inscrições, as instituições de ensino terão suas propostas validadas e analisadas em duas fases distintas. Dúvidas podem ser enviadas através do endereço eletrônico renaesp.senasp@mj.gov.br.
Além de preencher os formulários por meio eletrônico, a documentação solicitada no Edital também dever ser enviada em formato impresso e com cópia em CD pelo correio.
O resultado das propostas aprovadas será divulgado no dia 25 de julho no Diário Oficial. Já a cerimônia de entrega dos certificados está prevista para 29 de julho com a presença do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
Renaesp
Criada em 2006, a Renaesp conta atualmente com a participação de 66 IES públicas e privadas que oferecem 73 cursos gratuitos de especialização. Anualmente, mais de 5 mil  profissionais de segurança pública em todo país participam dos cursos. A iniciativa é uma das 94 ações propostas pelo Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), do Ministério da Justiça, para prevenir e enfrentar a criminalidade com base na valorização do profissional de segurança pública.
A Rede foi criada para oferecer aos profissionais da área a oportunidade de aprofundar o conhecimento em segurança pública e para formar pensadores e gestores. Ela se constitui a partir da parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) e de Ensino em Segurança Pública (IESP) que promovem cursos de pós-graduação lato sensu, a distância e presenciais, sobre diferentes temas relacionados à segurança pública.
Segundo o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, a Renaesp é um projeto de educação permanente. “O processo de credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos de ensino superior na área de segurança pública nasce da necessidade de se dar continuidade às experiências conquistadas pela Renaesp, passando a se constituir numa diretriz para aquelas IES e IESP no Brasil que estejam engajadas em contribuir para a expansão das políticas públicas de ensino e valorização dos profissionais de segurança pública", acrescentou.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário